A Genealogia Lusa realiza trabalhos de investigação genealógica em todo o território nacional, com correspondentes em Espanha e França.
A investigação genealógica é imprescindível para fazer prova de ascendência portuguesa no âmbito dos processos de obtenção de nacionalidade. Para além disso é uma homenagem aos nossos pais e avós, e a todos os antepassados, sem os quais não existiríamos.
Ao descobrir quem eles eram, onde viviam e o que faziam, estamos a recuperar a nossa própria história.
Esse conhecimento é parte fundamental do direito à identidade pessoal. É também uma viagem ao encontro das nossas raízes e da nossa história, bem como um testemunho para o futuro.
Através da consulta do Registo Civil e dos Arquivos Distritais, arquivos particulares, nobiliários e diversas genealogias manuscritas podemos seguir a nossa linhagem até onde for possível.
Para além disso, a Genealogia Lusa tem um vasto conjunto de realizações artísticas de âmbito heráldico e genealógico, como seja a gravação de anéis de sinete, reposteiros e bandeiras, porcelana e faiança armoriada, árvores genealógicas pintadas em papel ou pergaminho, retractos a óleo e o estudo genético do ADN.